Artevitral Um toque de arte no ambiente

Técnicas

Trabalhamos com as técnicas: tradicional com chumbo, tiffany, mosaico e restauração.


Tradicional em Chumbo

Desde o século X, a canaleta de chumbo em forma de H é utilizada para unir e sustentar as peças de vidro que compõem um vitral.
Alguns metais foram incorporados ao chumbo para aumentar a rigidez sem perder sua maleabilidade, característica importante na confecção de um vitral.
Nesta técnica, cada peça de vidro é cortada e encaixada em canaleta de chumbo e soldada com uma liga de estanho. Após a soldagem, passa-se a calafetação para evitar a entrada de água e estruturação e, finalmente, a limpeza e instalação do vitral no lugar para o qual foi projetado.

Tiffany

A técnica consiste na utilização da fita de cobre substituindo a canaleta de chumbo. Coberta com solda de estanho, a fita proporciona bastante rigidez à peça reduzindo a linha seguida pelo chumbo em até 2 mm, conferindo mais delicadeza ao trabalho.

Mosaico

Muito mais antiga, a técnica consiste no ajuntamento de pequenas peças que vão sendo colocadas lado a lado formando desenhos figurativos ou abstratos. Essas peças são coladas e depois rejuntadas.

Restauração

Consiste na recuperação de vitrais danificados ou antigos que necessitem de reparos, respeitando ao máximo sua originalidade através de pesquisa da história do vitral. Geralmente em vitrais antigos o cenário observado é consequência direta da ação ao longo do tempo, das intempéries e agentes poluidores que contribuíram para tornar o chumbo dos perfis muito maleável e quebradiço.
A maleabilidade excessiva provoca deformações no chumbo e o vitral adquire então um aspecto curvo como se estivesse com uma “barriga”.
Geralmente essa curvatura anormal causa um aumento progressivo da pressão exercida sobre os vidros que compõem o vitral, estes, consequentemente, irão trincar, romper ou simplesmente se desprender da estrutura. Com isso o vitral irá perder gradativamente os quadros que o compõem.
Esse trabalho passa por várias etapas, iniciando com a desmontagem do vitral, limpeza de cada fragmento de vidro, substituição de todos os perfis de chumbo, recuperação dos quadros que constituem os vitrais, incluindo substituição dos vidros danificados e confecção de pintura e queima quando necessário.
Substituição dos fragmentos de vidro quebrados ou trincados, respeitando ao máximo a coloração e textura em relação ao original.
Montagem dos painéis com perfis de chumbo novo e instalação dos painéis restaurados no local de origem.

Loading